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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dimensão Educacional da cidadania: uma nova fronteira

     


  Segundo Art.205 da Constituição Federal, "A educação é dever do Estado e da família e direito de todos, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." 
       Embora a Educação com seus direitos e deveres estejam estabelecidos e explícitos nas leis constitucionais, muitos cidadãos brasileiros ainda estão longe da escola, pois o estado e a família não cumprem com seus deveres,  fazendo com que esse "direito de todos" chegue a realização ou seja fato.  O estado, por sua vez, poderia priorizar, investindo "pesado", para que os cidadãos cresçam intelectual e profissionalmante, mas o investimento no social, ou seja, em gente, nunca foi o forte dos nossos representantes políticos. 
       A família, que poderia dar a proteção e o apoio e os valores necessários para que esse cidadão aprenda a dar os primeiros passos na vida, prefere mostrar-lhe um atalho, que são as chamadas agências sociais de educação, como a televisão, por exemplo.  Onde poderia ter as funções de educar e entreter, está deseducando, estimulando a violência e negando a ética, e mais, monopolizando a informação, ou seja, impedindo o cidadão de formar suas próprias opiniões, enfim, de criticar.
       Maria Victória Benevides, em conferência proferida no concurso para professores em Sociologia da Educação na FEUSP, 1996, sob o tema: Educação para Democracia, diz que "A escola é o locus privilegiado " para o desenvolvimento da educação" embora sofra, atualmente, a concorrência de outras instituições - como os meios de comunicação de massa, a escola continua sendo a única instituição cuja função oficial exclusiva é a Educação."
       Nas palavras de Rousseau, um clássico educador político: "A pátria não subsiste sem liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidadãos (...) Ora, formar cidadãos não é questão de dias, e para tê-los adultos é preciso educá-los desde crianças."(Sur L'economie Politiqu'e).
       E aí que a escola e, consequentemente, o Estado estão inseridos. Pois educar não é apenas mandar o filho estudar e construir prédios para abrigar  alunos; e sim, a família dar o exemplo de amor, respeito ao próximo, enfim, promover o mínimo de dignidade para esse cidadão que está crescendo; e o estado pode ajudar, qualificando profissionais, estruturando escolas, injetando recursos e materiais necessários para o desenvolvimento intelectual e profissional desse cidadão, como está registrado no Art.205 da Constituição brasileira.


Referências
dji.com.br/constituição_federal/cf205 a 214.htm
www.hottopos.com/notands/educação_para_a_democracia.htm.
HERKENHOFF, João Baptista:Cidadania para todos.Rio de Janeiro:Thex. Ed.2002.

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