LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A viagem às minhas raízes

                Aquela viagem seria muito importante para mim, pois iria conhecer o lugar do meu nascimento. Entramos em uma embarcação de pequeno porte em um dos portos fluviais de Belém e atravessamos a Baía do Guajará. A viagem durou aproximadamente cinco horas. Estavam comigo na embarcação: meu pai, uma de minhas irmãs(os dois já não estão mais entre nós), minha três filhas e, é claro, o piloto, que por sinal é meu primo. 
          A viagem foi cansativa e a maré estava baixando, que dificultou a nossa chegada. Lembro-me que, ao estacionarmos na frente da casa onde iríamos passar a noite, o meu pai saiu do barco afim de ajudar a empurrá-lo e acabou se atolando na lama e tivemos que fazer força para puxá-lo de lá, este incidente foi algo que marcou na minha memória.
       O meu pai se chamava Valentim, o nome em si, já lembra da palavra valente, que significa pessoa  forte, corajosa, de brio; na época da viagem ele tinha 93 anos, mas era um homem cheio de vitalidade, tinha altas doses de humor e gostava de passear e viajar; e um de seus últimos desejos era me levar para conhecer as minhas raízes, pois quando viemos para Belém eu tinha a idade de 1 ano. 
       A viagem foi marcante, principalmente para minha filhas, pois conhecemos familiares, passeamos de canoa, tomamos banho no igarapé, conhecemos o processo de fabricação da farinha, comemos muitas frutas e tomamos bastante açaí.  
       No regresso, já dentro da embarcação, passamos pela frente de uma fazenda, onde havia muitos búfalos, ao longe, e a minha caçula(Verena), na época com 3 anos de idade, exclamou:
_ Mãe, olhe um monte de macacos!
        Aquilo foi motivo de muitos risos e ficou marcado na nossa  memória, e todas as vezes que íamos visitar meu pai , ele sempre, com muito humor, zombava da neta.
          Como é bom quando temos algo positivo para lembrar, principalmente quando se trata de um fato que vem somar na nossa vida, e mais, quando as pessoas envolvidas são importantes e inesquecíveis, como é o caso do meu pai.

A legalização do aborto: lei que nega o direito à vida



           

                    O                    aborto no Brasil é ato ilegal, é crime e continuará sendo, na opinião daqueles que defendem a vida: como a igreja, entidades e, principalmente mulheres que não podem engravidar e têm esse desejo como um sonho, que pretendem, um dia, realizar.
              A Constituição do Brasil  tem como um de seus fundamentos a "dignidade da pessoa humana", também "garante a inviolabilidade do direito à vida", afirma o Presidente da Comissão para vida e família da CNBB, D. João C. Petrini, e cita ainda que não há necessidade de se legalizar o aborto, mas implantar políticas públicas que amparem as grávidas nas mais difíceis situações, para que a vida do bebê seja preservada e essa gravidez chegue até o final, com a realização da mãe, evitando, assim, o drama e o trauma do aborto.
           Mas há aqueles que defendem a interrupção da gravidez, até a 12a. semana, como por exemplo, pasmem! O Conselho Federal de Medicina; e a proposta está em discussão no Senado. Mas segundo a literatura médica atual, "...os doze pares de nervos cranianos se formam durante a quinta e a sexta semanas de desenvolvimento", defende a doutora  Lenise Garcia, Presidente da entidade pró-vida Brasil sem aborto.
             Sabe-se que o assunto levanta discussões e é complexo, mas temos nossa convicções favoráveis à vida, pois temos a fé e a esperança firmados em um Ser que morreu e ao terceira dia reviveu, dando-nos exemplo de amor a vida.  Então não podemos concordar com essa proposta que está tramitando  no Congresso Nacional, pois o ser que começa a viver a partir da união de duas células, não tem culpa de atitudes irresponsáveis, sem compromisso, violentas e sem amor dos adultos.
             Que o mundo vire de cabeça para baixo, mas temos que defender aquilo em que acreditamos.



Mensagem para minha primogênita


Foto: Parabéns BERNADETE!!!! 
Mana C sabe que eu te AMO de montão,né?
Obrigado por tudo ,sempre que preciso eu sei que posso contar com vc e vc sempre pode contar comigo.
Que DEUS te abençoe , e te dê sabedoria sempre.
♥

NOSSA PRINCESA PRIMOGÊNITA

Em 24 de junho de 199 e alguma coisa, nasce uma princesa
A primeira. Bela, branca, fofa, uma beleza!
A nossa alegria,o nosso bem, a nossa pérola, uma riqueza!
Que traduz uma parte da nossa felicidade, do nosso motivo de viver.

Querida, amada! Sim, por onde você passa deixa uma rastro de bondade
Com a família, amigos e irmãos de fé, mostra sua meiguice e sensibilidade
Seus discípulos: crianças e alunos,lidera com paciência e generosidade
Virtudes que só se encontram em pessoas especiais com profundo saber.

Ao longo desses anos, (candura), temos presenciado
O amor, o cuidado e a fidelidade de Deus, sempre ao teu lado
Na maratona do dia-a-dia: música, faculdade e serviço de Deus, o qual te tem confiado
E o Espírito Santo que em ti habita, sempre a ti dizer: filha, EU AMO VOCÊ.
Tua família: Moysés, Socorro, LorenaAfonso e Verena. Te amamos. Muitos Beijos.

O cidadão e o ambiente de trabalho

      

         Quando se fala em ser humano e o ambiente de trabalho, abre-se um leque de motivos para discussões, pela alta complexidade dos assuntos. Segundo o autor do tema Meio Ambiente e Cidadania, "O ser humano é feito do ambiente em que vive..."; com certeza é verdade, pois o primeiro ambiente onde ele se conscientiza como ser humano, vai determinar, positiva ou negativamente, todos os outros, inclusive o profissional. Se nesse primeiro ambiente, houve bons ensinamentos e bons exemplos, como respeito, limites, serenidade, paciência, tolerância, colaboração, etc., este cidadão não irá ter dificuldades em seus relacionamentos interpessoais. Segundo Chiavenato(2000, p.128),o homem tem dois padrões de comportamento: cooperação e competição. Afirmação correta. Mas sempre um irá prevalecer sobre o outro, e o que vai determinar isso, é o primeiro ambiente de convivência, ou seja, o espaço familiar. É a forma como esse caráter foi trabalhado. Emoções e idéias hão de se confrontar, pois cada ser humano é único, mas o caráter não muda.
          A estrutura física do trabalho é importante para o bom desempenho e perfeição das tarefas realizadas. Porém o mais importante é a boa estrutura física e emocional do trabalhador, porque se o cidadão estiver bem resolvido consigo mesmo, ou seja, buscando sempre bons sentimentos, qualidade de vida e, acima de tudo, autoconhecimento, irá superar as diferenças e complexidades desta convivência humana. Um item crucial para o desenvolvimento das relações é a boa comunicação, seja ela de que forma for; pois facilita a organização e define as atividades e responsabilidades de cada cidadão no ambiente de trabalho.