LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O ESPAÇO DA MINHA EXISTÊNCIA

Torna-se tão fácil fazer referência ao meu espaço, é a terra onde nascí, onde dei os primeiros passos, vivi as variadas fases da minha existência, e agora já na idade adulta, aprendi a amar e admirar a beleza, riqueza e grandeza desta terra, qualidades que a diferenciam de outras, e que fazem com que seja desejada e conquistada por homens sonhadores e explorada por homens corruptos.
O espaço da minha existência e, segundo J. estrada, o autor da letra do Hino Nacional, "gigante pela própria natureza". Essa grandeza territorial que ocupa a maior parte de um continente, e riquezas naturais que são mencionadas na bandeira nacional- como o amarelo do ouro e o verde das florestas - são motivos de orgulho e admiração para todos que querem bem a esta terra.
"O país tropical, abençoado por Deus", citado na música de Simonal, acolhem imigrantes de todo o mundo, pessoas que vieram em busca de um futuro melhor e ajudaram no crescimento desta terra, tornando-a sua segunda pátria.
"Que país é esse", que com seus rios abundantes, geram energia , que beneficiam as comunidades; que com suas florestas imponentes, consideradas como o "pulmão do mundo", equilibra a terra e abriga grande e rica variedade de fauna e flora e alimenta a nossa gente.
Mas o meu espaço, assim como é admirado por suas muitas qualidades, é também maltratado e explorado por indivíduos inescrupulosos e amantes de si mesmos, que negociam nossas riquezas para favorecer-se, ao invés de trabalhar pelo bem de todos.
Neste ano de eleição, vamos escolher representantes sérios e comprometidos em melhorar o social, a educação e a economia, para que haja crescimento muito além do geográfico e populacional.
Mas o que me chama atenção neste espaço livre e acolhedor, é que apesar das dificuldades e limitações com que vivemos, ainda existem pessoas generosas, amigas, e que batalham por seus objetivos, e que assim como eu, acreditam em um mundo melhor.
 Este é o espaço da minha existência. Um país chamado BRASIL.

Classicismo


CLASSICISMO
tEM ESSE NOME POR QUE COPIA O PERÍODO CLÁSSICO DA iDADE aNTIGA AO TRAZER   ESSA ARTE CLÁSSICA DE VOLTA TAMBÉM É CHAMADO RENASCIMENTO

Preza pela perfeição
Surgiu na Itália
Produção de Luís Camões
Decadência do feudalismo
Fortalecimento da burguesia exigindo uma cultura mais liberal
Antropocentrismo(homem/centro) identificado com o Mercantilismo

CARACTERÍSTICAS -
- Imitação dos modelos da Antiguidade clássica greco-romana-
- Retomada da mitologia pagã
- Soneto: é um poema que compõe versos com dois quartetos e dois tercetos, formas fixas
-Perfeição estética marcada pela pureza de formas
- Novas formas poéticas: soneto,ode, eelegia,écloga, epopéia
-medida nova (versos decassílabos, que contém dez sílabas (palavras)
-Resgate da arte, filosofia, mitologia  e o espírito pagão que marcaram a antiguidade greco-romana
- Os temas poéticos são: reflexão moral, filosofia, política, o lirismo amoroso.

LUIS VAZ DE CAMÕES

É o principal autor do classicismo portuguẽs (1524 - 1580)
Camões lírico - Sonetos
Camões épico - Os Lúsíadas
Poesia marcada pela dualidade, textos escritos em redondilhas  ou enquadrados no estilo novo do Renascimento.
Camões utiliza temas como: AMOR (como idoneo-platonismo ou como manifestação da carnalidade). E o "Desconcerto do mundo": poemas sobre as injustiças, a recompensa aos maus.
Escreveu "Os Lusíadas" exaltando o povo português. Publicado em 1572. É considerado o maior poema épico da língua portuguesa, pelo seu valor poético e histórico. Foir escrito em 8.816 versos decassílabos, distribuídos em 1.102 estrofes de oito versos cada. o herói é o povo portuguẽs. O tema é a História de Portugal.
A estrutura de "Os Lusíadas"
Os dez cantos estão distribuidos em cinco partes: proposição, invocação, dedicatória, narração, epílogo.