LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A importância da Biblioteca Escolar para o aluno leitor

    
A importância da Biblioteca Escolar para o aluno leitor

        A Biblioteca Escolar  é, sem dúvida, um suporte importante para a formação básica do leitor, por estar dentro da escola, ser referência de leitura e espaço cultural para os discentes, sejam eles pequenos, adolescentes, jovens ou adultos; ou seja qual for o grau de formação.
       Essa rica instituição, acoplada a escola, pode contribuir de forma especial para o crescimento intelectual do aluno leitor, despertando-o para uma leitura reflexiva e responsável; pode estimular outros a seguir o mesmo caminho, dependendo da estratégia utilizada pelo professor em conjunto com o profissional de biblioteca.
    A educação em nosso país anda devagar, se comparada a outras nações de primeiro mundo, é só acompanhamos os dados do IBGE, para que se confirme a informação. Os investimentos nessa area ainda são muito pobres, sempre deixam em segundo ou último plano; resultando em uma educação sem qualidade,professores mal remunerados e desqualificados, escolas com pouca ou nenhuma estrutura pedagógica e as consequencias são essas que presenciamos; como por exemplo: as crianças que nunca sentaram em um banco escolar; os adolescentes que aumentam os índices de evasão, por motivos injustificáveis; os milhões de jovens que prestam vestibular e alguns privilegiados, aprovados merecidamente, realizam o sonho de entrar em uma universidade.
     Mas como não sou pessimista e sim, realista, acredito que o rumo dessa história já está mudando e que a sociedade de modo geral pode fazer o seu papeel; a escola em parceria com a biblioteca tem importante participação nesse processo.
    Quando surgiu a Internet chegou-se a especular se a biblioteca ia deixar de existir e ela resistiu a esse monstro da tecnologia, provando que a "rede" apenas complementa, não substitui. Ela (a biblioteca) não é apenas espaço para acolher livros, mas acolhe cidadãos que querem mudar sua forma de pensar, de ver a vida, melhorar seus conhecimentos e  preparar-se para ser um leitor pensador, crítico e influenciador das novas gerações; e, consequentemente, somar-se àqueles que buscam boas realizações e qualidade de vida.

                                               Texto baseado na revista " Salto para o futuro"- Biblioteca Escolar: que espaço é esse?
                                                                                           Ano XXI Boletim 14 - Outubro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário