LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

sábado, 23 de agosto de 2014

Resenha

     Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem.

     O objeto resenhado pode ser um acontecimento qualquer da realidade(um jogo de futebol, uma comemoração solene, uma feira de livros) ou texto de obras culturais(um romance, uma peça de teatro,um filme).

     A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e circunstâncias que envolvem o objeto descrito.  O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.

     Imaginemos duas resenhas distintas sobre um mesmo objeto, o treinamento dos atletas para uma copa mundial de futebol: uma resenha destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal; outra, ao departamento médico que integra a comissão de treinamento. O jornalista, na sua resenha, vai relatar que um certo atleta marcou, durante o treino, um gol olímpico, fez duas coloridas jogadas de calcanhar, encantou a plateia presente e deu vários autógrafos. Esses dados, na resenha destinada ao departamento médico, são simplesmente despreziveis.

     Com efeito, a importância do que se vai relatar uma resenha depende da finalidade a que ela se presta.

     Numa resenha de livros para o grande público leitor de jornal, não tem o menor sentido descrever cm pormenores os custos de cada etapa de produção do livro, o percentual de direito autoral que caberá ao escritor e coisas desse tipo.

     A resenha pode ser puramente descritiva, isto é, se nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou

     A resenha descritiva consta de:

a) uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto:
    - nome do autor(ou dos autores);
    - título completo e exato da obra( ou do artigo);
    - nome da editora e, se for o caso , da coleção de que faz parte a obra;
    - lugar e data da publicação;
    - número de volumes e páginas.

     Pode-se fazer, nessa parte, uma descrição sumária da estrutura da obra(divisão em capítulos, assunto dos capítulos, índices, etc.). No caso de uma obra estrangeira, é útil informar também a língua da versão original e o nome do tradutor(se se tratar de tradução).

b) uma parte com o resumo do conteúdo da obra:
    - indicação sucinta do assunto global da obra(assunto tratado) e do ponto de vista adotado      pelo         autor(perspectiva teórica, gênero, método, tom etc.);
    - resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

     Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, etc.

             FIORIM, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007.p.426,427.

Nenhum comentário:

Postar um comentário