LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A viagem às minhas raízes

                Aquela viagem seria muito importante para mim, pois iria conhecer o lugar do meu nascimento. Entramos em uma embarcação de pequeno porte em um dos portos fluviais de Belém e atravessamos a Baía do Guajará. A viagem durou aproximadamente cinco horas. Estavam comigo na embarcação: meu pai, uma de minhas irmãs(os dois já não estão mais entre nós), minha três filhas e, é claro, o piloto, que por sinal é meu primo. 
          A viagem foi cansativa e a maré estava baixando, que dificultou a nossa chegada. Lembro-me que, ao estacionarmos na frente da casa onde iríamos passar a noite, o meu pai saiu do barco afim de ajudar a empurrá-lo e acabou se atolando na lama e tivemos que fazer força para puxá-lo de lá, este incidente foi algo que marcou na minha memória.
       O meu pai se chamava Valentim, o nome em si, já lembra da palavra valente, que significa pessoa  forte, corajosa, de brio; na época da viagem ele tinha 93 anos, mas era um homem cheio de vitalidade, tinha altas doses de humor e gostava de passear e viajar; e um de seus últimos desejos era me levar para conhecer as minhas raízes, pois quando viemos para Belém eu tinha a idade de 1 ano. 
       A viagem foi marcante, principalmente para minha filhas, pois conhecemos familiares, passeamos de canoa, tomamos banho no igarapé, conhecemos o processo de fabricação da farinha, comemos muitas frutas e tomamos bastante açaí.  
       No regresso, já dentro da embarcação, passamos pela frente de uma fazenda, onde havia muitos búfalos, ao longe, e a minha caçula(Verena), na época com 3 anos de idade, exclamou:
_ Mãe, olhe um monte de macacos!
        Aquilo foi motivo de muitos risos e ficou marcado na nossa  memória, e todas as vezes que íamos visitar meu pai , ele sempre, com muito humor, zombava da neta.
          Como é bom quando temos algo positivo para lembrar, principalmente quando se trata de um fato que vem somar na nossa vida, e mais, quando as pessoas envolvidas são importantes e inesquecíveis, como é o caso do meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário