LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BARROCO



> Padre Antônio Vieira (1608 - 1697)

BARROCO
"O termo Barroco denomina genericamente as várias manifestações artísticas que marcaram o séc. XVII e o início do séc. XVIII." (Terra, p.376)
O Barroco em Portugal inicia-se em 1580 com a Unificação da Península Ibérica, resultando na influência espanhola em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, como ficou conhecido o barooco lusitano, estendendo-se até 1756.
No Brasil, o Barroco aparece em 1601, coma publicação do poema "Prosopopéia", de Bento Teixeira (poema épico que denota a influência da poesia camoniana).
Existem duas manifestações do Barroco no Brasil-colônia: O Barroco literário e arquitetônico da Bahia do séc. XVII, e o Barroco mineiro do séc. XVIII, que marcou com produção musical e belas obras de arquitetura e escultura, com destaque para o gênio de Aleijadinho. o "Profeta Daniel", de Aleijadinho, na Igreja Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo (MG), 1995.(ver imagem acima).
* Características
> A mais marcante é a tentativa de unir os valores medievais, revitalizados pela Contrareforma, aos valores da cultura greco-latina, resgatados pelo movimento renascentista. O homem barroco é angustiado, dividido entre santos católicos e deuses pagãos, entre a matéria e o espírito, o pecado  e o perdão; isto é, refletem um dualismo, um jogo de contrastes.
> Os textos literários são enriquecidos pelo jogo de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítise, hipérbole, alegoria, inversões) os dois sonetos líricos de Gregório de Matos:
         "Anjo no nome. Angélica na cara!
            Isso é ser flor, e anjo juntamente:
            Ser Angélica flor, e anjo florente,
            Em quem, senão em vós, se uniformara":

           "Ardor em firme coração nascido:
             Pranto por belos olhos derramados;
             Incêncio em mares de água disfarçados;
             Rio de neve em fogo convertido."

* Estilos
> Cultismo: linguagem rebuscada, culta, extravagante; valorização do pormenor mediante jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gongora.
> Conceptismo: Jogo de idéias,de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, uso de retórica aprimorada.
Produção Literária



> Gregório de Matos(1623 - 1696)
Natural da Bahia, é considerado o primeiro poeta brasileiro, conhecido como poeta satírico - daí  o apelido Boca do Inferno - também praticou a poesia religiosa e a lírica. Adepto do cultismo, sua obra é marcada por jogos de palavras e uso de figuras de linguagem, como a metáfora e antítese.
Em suas sátiras, Gregório ridiculariza o brasileiro que trabalha para sustentar o colonizador. Na poesia lírica e religiosa, manifesta um certo idealismo renascentista, um conflito gerado pela necessidade de viver a vida mundana ao mesmo tempo em que busca a pureza da fé, com esperança de alcançar a vida eterna
Em 1923 e 1933, a Academia Brasileira de Letras publicou seis volumes: I. Poesia Sacra; II.Poesia Lírica; III. Poesia Graciosa; IV e V. Poesia Satírica e VI. Últimas.

Pe.Antonio Vieira (1608-1697)                                      
Nasceu em Lisboa, e, ainda criança, veio para a Bahia. Entra na Companhia de Jesus e ordena-se padre em 1634. Após a restauração, movimento pelo qual Portugal liberta-se do domínio espanhol em 1640, retorna à trerra natal.
Vieira defendia o Capitalismo judaico, os novos cristãos, a criação de um monopólio mercantil no Maranhão e os índios. Essas posições, em destaque a defesa dos cristãos-novos, renderam-lhe uma condenação pela Inquisição (ficou dois anos preso)
Sua obra divide-se em três profecias; aproximadamente 500 cartas sobre o relacionamento entre Portugal e Holanda; a Inquisição e atuação dos jesuítas na colônia e cerca de 200 sermões, o melhor da obra de Vieira.  De estilo conceptista, ele joga com as idéias e os conceitos, seguindo um raciocínio lógico.
Seus principais sermões são:
."Sermão da Sexagésima", pregado na Capela Real de Lisboa em 1655, também conhecido como "A palavra de Deus".
."Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda", pregado na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Bahia em 1640.
."Sermão de Santo Antônio", pregado em São Luís(MA), em 1654.
(resumo do livro "Português - de olho no mundo do trabalho. p. 374 a 380)

Nenhum comentário:

Postar um comentário