LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento Sustentável

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A urgente conquista deste sonho

        Entende-se por sustentabilidade o processo que entrelaça economia, política, educação, tecnologia, biodiversidade e social em favor do bem de todos, ou seja, em busca da paz, harmonia, qualidade de vida e prosperidade de uma sociedade.

           O ser humano, na busca quase irracional por riqueza e poder, unindo-se ao seu egoísmo, diretamente ou indiretamente, tem destruído o planeta, com suas indústrias, jogando no ar gases poluentes; desmatamentos pelas madeireiras e pecuaristas. O lixo não tratado e não reciclado é o mais triste: a sociedade totalmente leiga e cega a essa causa. Mas o mesmo ser humano pode ajudar nesse processo, quando se conscientizar de que tem nas mãos uma semente para cuidar.

         No Jornal "Diário do Pará", de 22/06/2012, a pesquisadora do Museu "Goeldi", Marlúcia Martins, afirma que uma das dificuldades de tratarmos esta causa de modo responsável é o consumo; além de que estamos encantados com a notícia de sermos economia em desenvolvimento.

            A sustentabilidade está ligada à educação, que é o ponto de partida para que aconteçam mudanças, pois com esclarecimentos e atitudes positivas, que, se forem seguidas e ensinadas, irão promover pessoas conscientes de seus direitos e deveres, ou seja, é a semente lançada na boa terra, gerando uma plantinha, que, se for regada e tratada, irá crescer e frutificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário