LEITURA INTERESSANTE

> Literatura
> Bibliografias
> Textos e imagem de espaços visitados
> Textos de temas variados e importantes
> Mensagens pessoais

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O cidadão vive a ética ou apenas divulga?


        Vivemos em um momento em que a ética é palavra obrigatória em todos os segmentos da sociedade: instituições educacionais, empresariais, políticas, enfim, estudiosos do assunto. Mas há questões, nas quais existem pontos de interrogação: qual o efeito desse comportamento no indivíduo? Todos sabem o verdadeiro significado?
       Para a Filosofia, ética é diferente de moral. Esta se fundamenta em costumes, obediência a regras e padrões religiosos e aquela se fundamenta no caráter. E se esse caráter estiver doente, fragmentado, precisando ser reformulado? É o que está acontecendo em nossa sociedade, fala-se, divulga-se, mas não se pratica; pois isto é um processo que exige exercício diário, como disciplina, paciência, tolerância; virtudes tais que precisam de tempo para aperfeiçoamento, e tempo é uma palavra que está desaparecendo do dicionário do cidadão brasileiro; pois na correria pela sobrevivência, pela formação intelectual, o indivíduo esquece-se de refletir sobre suas atitudes, de olhar para seus semelhantes, e, principalmente, deixa de atender as necessidades de sua família.
       Essa ética, que é tão proclamada, que poderia ter sido trabalhada lá atrás, no seio familiar, na formação do caráter, para ser utilizada sem pressão, sem obrigação, mas de forma expontânea, não foi priorizada. E hoje assistimos - uns boquiabertos, outros acostumados - individuos corruptos, sem respeito pelo próximo, sem limites, violentos, enfim uma sociedade doente. Infelizmente, doença que não se pode curar com remédios, comprados na farmácia ou doados pelo SUS.
      E a tal ética, onde está?Eu respondo: Está sendo apenas divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário